Cotidiano

Sete cardeais brasileiros estão aptos a participar do Conclave após morte do Papa Francisco

Brasil conta com a maior população católica do mundo


Foto: CNBB

PUBLICIDADE

Com a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entra em um período de sé vacante, aguardando a convocação do Conclave, onde os cardeais eleitores escolherão o próximo pontífice. Atualmente, 138 cardeais com menos de 80 anos estão aptos a participar da eleição, e entre eles, sete são brasileiros.

Esses cardeais representam uma parte significativa da Igreja no Brasil, que conta com a maior população católica do mundo. A participação de cardeais brasileiros no Conclave reflete a força e a relevância do país na liderança da Igreja Católica global.

Quem são os cardeais brasileiros aptos a votar?

Veja a lista dos sete cardeais brasileiros com direito a voto no Conclave:

Dom Sérgio da Rocha, 65 anos - Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Considerado uma das principais figuras da Igreja no Brasil, Dom Sérgio foi presidente da CNBB e desempenha um papel de destaque na Igreja Católica brasileira.

Dom Jaime Spengler, 64 anos - Arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Spengler é uma liderança importante na Igreja no sul do Brasil e na Igreja universal.

Dom Odilo Pedro Scherer, 75 anos - Arcebispo de São Paulo, uma das maiores arquidioceses do mundo. Dom Odilo é conhecido por sua atuação em questões sociais e pela representação da Igreja Católica em nível internacional.

Dom Orani João Tempesta, 74 anos - Arcebispo do Rio de Janeiro. Tempesta tem forte presença na Igreja do Rio e foi responsável por liderar as atividades litúrgicas durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, em 2013.

Dom Paulo Cezar Costa, 57 anos - Arcebispo de Brasília, uma das principais arquidioceses do país e sede da Igreja Católica no Brasil. Dom Paulo Cezar é um dos cardeais mais jovens do Brasil.

Dom João Braz de Aviz, 77 anos - Arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada. Apesar de ser emérito, ele ainda mantém relevância e influencia na Igreja global.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, 74 anos - Arcebispo de Manaus. A nomeação de Dom Leonardo como cardeal foi um marco para a Igreja na Amazônia e sua presença no Conclave reforça a importância da região no contexto da Igreja Católica mundial.

O que acontece no Conclave?

O Conclave, que acontece na Capela Sistina no Vaticano, é o processo pelo qual os cardeais se reúnem para eleger o novo Papa. O Conclave será convocado dentro de algumas semanas, após o período de luto e os ritos fúnebres para o Papa Francisco. Os cardeais votam em segredo e o eleito precisa obter dois terços dos votos. Caso o novo Papa seja escolhido, a tradicional fumaça branca será sinalizada pela chaminé da Capela Sistina. Se a votação não for decidida, a fumaça permanecerá preta.

Durante esse período de transição, a Igreja Católica aguarda com expectativa o novo líder espiritual, enquanto os cardeais aptos a votar desempenham um papel crucial em escolher o próximo pontífice.

Antonio Mendonça/ Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano