Política

Diretores de Itaipu fazem inspeção nas obras de acesso à Ponte da Integração

Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai) criticaram o andamento


CATVE

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Os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai) participam, nesta sexta-feira (06/09) de uma inspeção na Ponte da Integração. 

A nova ligação entre os dois países está 100% pronta, mas não pode ser usada por falta de aduanas e rota. A visita foi surpresa para mostrar aos ministros paraguaios o andamento das obras dos dois lados da fronteira.

A Ponte da Integração teve custo final de R$ 373.684.492,75 (considerando os aditivos). O convênio foi 100% executado com os últimos pagamentos e a prestação final de contas realizada em fevereiro de 2024.

As obras civis foram entregues em outubro de 2023 e iluminação cênica entregue em fevereiro de 2024. Já o acesso à Ponte da Integração tem o custo de R$ 357.131.938,66 e previsão de entrega final da obra em novembro de 2025.A ponte está pronta a quase dois anos mas não pode ser usada por falta de acesso e a liberação está prevista para o final de 2025.

Enquanto isso, no lado paraguaio o trabalho para conseguir o acesso até a ponte da Integração e também a construção da aduana é agilizado.

Aqui do lado brasileiro a obra continua a passos de tartaruga tanto é que a Itaipu a partir de agora começa a criticar também o andamento do trabalho que está sendo feito do lado brasileiro.

A binacional também está financiando a construção dos acessos.

São mais de R$ 357 milhões já repassados ao governo do estado que gerencia o trabalho junto a construtora.

Para o diretor brasileiro da Itaipu, Enio Verri, está faltando agilidade, falta pessoal e maquinário por falta de uma cobrança maior.

O diretor paraguaio da Itaipu também critica a lentidão do lado brasileiro. Segundo Justo Zacarias, o Paraguai deve terminar a construção da aduana ainda em 2024 com possibilidade de operação já no início de 2025 por meio de estradas alternativas até a ponte.

O problema é que com o atraso brasileiro a liberação deve acontecer mesmo no fim do ano que vem.


GOVERNO DO PARANÁ

O governo do Paraná se manifestou por meio de nota: 

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai era originalmente um contrato do DNIT, do governo federal, assinado em 2014, prevendo elaboração de projeto e execução de obra, com prazo até 2017. Em 2019, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), conseguiu entrar o circuito e foram iniciados os serviços da obra, com administração e fiscalização pelo DER/PR. A ponte foi concluída no final de 2022. A obra de implantação da rodovia de acesso à ponte, conhecida como Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, é um outro contrato, também do DNIT, assinado em 2019 e sub-rogado ao Governo do Paraná no mesmo ano. Apesar da liberação dos recursos por parte de Itaipu Binacional, a execução é complexa porque envolve muitas desapropriações. O contrato chegou a ser judicializado, mas um acordo na Justiça Federal permitiu novos aditivos e retomada célere da obra. A Perimetral Leste chegou a 39,33% de conclusão neste mês de agosto. A pavimentação avançou na execução dos ramos do viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves, enquanto a terraplenagem está concentrada nos viadutos dos entroncamentos com a BR-469, Avenida República Argentina e Avenida Felipe Wandscheer. Nestes dois viadutos que cruzam avenidas municipais já estão prontas as infraestruturas e sendo executados os elementos da mesoestrutura, que futuramente vão receber as vigas longarinas já pré-fabricadas. A obra ainda inclui a construção das duas novas aduanas nos acessos para a Argentina e o Paraguai. A previsão é de concluir a rodovia e as aduanas em novembro do ano que vem. Lembrando que a obra será um legado inestimável para a cidade e a economia do Paraná.




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