Agro

Produtores do Paraná vão ter queda acentuada na produção de milho safrinha em 2024

Paraná vai entregar menos na safra atual por conta do clima quente


Foto: Catve

PUBLICIDADE

Nesse ano, o Adriano Vivian, produtor rural, aumentou a área de plantio do milho safrinha em 40%. É claro que esperava uma produtividade maior, mas isso ficou só na expectativa. 

Dessa vez, na propriedade em sede Alvorada, não foi falta chuva que atrapalhou, mas o calor intenso que prejudicou o crescimento reprodutivo do milho, justamente quando as espigas estavam em formação. 

No ano passado, o agricultor colheu 140 sacas por hectare, e nessa produção esperava no mínimo isso também, mas a redução deve ser de 15%. 

Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), esse ano tinha tudo para ter uma superprodução de milho safrinha. A maioria dos agricultores, plantou na hora certa, a área plantada aumentou um pouco, mas a produtividade, tanto no Paraná como um todo, quanto aqui na região Oeste deve ser menor em relação a 2023. 

O principal motivo foi a falta a de chuva, que foram mais isoladas, ou seja, não foi em todos os lugares que choveu na quantidade certa, e isso associado, ao calor atrapalhou quem apostou no milho safrinha. 

Nos últimos dias, tivemos chuva forte e houve a queda na temperatura, e um refresco depois de tanto calor. Só que nesse momento não ajuda a recuperar as perdas do milho safrinha.

Confira os detalhes no vídeo:

JC

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro